
Realidade aumentada, gamificação e caça aos descontos
Como trouxemos em nosso primeiro post do ano, há duas fortes tendências se estabelecendo em 2021, o digital se unir ao real para mudar a dinâmica do varejo e sua relação com o público e o desejo desse público de ter experiências quando entram em contato com as marcas, seja na compra, seja na utilização do produto ou mesmo pelas redes sociais.
A Páscoa, para o varejo, tem um caráter mais brincalhão e infantil, por isso explorar essas tendências pode ser uma boa estratégia para gerar experiências marcantes para seus clientes. Levar experiência para o consumidor com realidade aumentada é algo que pode ser mito bem explorado na Páscoa e, atrelado à criatividade, pode explorar elementos como a gamificação.
A gamificação para um varejo mais interativo
Com origem no inglês gamification, a gamificação refere-se ao uso de dinâmicas de jogos e desafios para estimular o engajamento do público, fazendo com que as pessoas envolvidas na ação concluam seu objetivo ou meta de maneira divertida. A técnica já vem sendo amplamente utilizada em escolas e principalmente no meio corporativo, mas também vem se mostrando útil no varejo.
A gamificação instiga uma das características primárias do ser humano, a competição, por isso é capaz de trazer bons retornos para a empresa que a utiliza. Ao entrar em contato com a marca de forma tão engajada, as pessoas criam uma predisposição para comprar. Isso também ajuda a desenvolver simpatia, confiança e potencialmente fidelidade à marca.
A gamificação no varejo começou de forma simples, com o cartão de fidelidade. Bastava comprar 10 vezes no estabelecimento para ganhar um brinde. Essa estratégia evoluiu e em 2021 está imergindo com o digital, potencializada pela gamificação.
Caça aos descontos
A Páscoa é o feriado dos ovos de chocolate, do coelhinho, e da caça aos ovos, o que pode explorado nas ações de marketing. Para engajar os clientes que ainda têm receio de sair de casa, uma caça aos descontos de Páscoa é uma ótima solução que aplica a gamificação e pode levá-los até a sua loja.
Utilizar a gamificação para estimular o uso dos descontos faz com que os clientes se sintam desafiados e participem da ação. Já o uso da realidade aumentada torna a experiência ainda mais única, pois sobrepõe um mundo imaginativo e colorido sobre o mundo que conhecemos.
Em um supermercado, por exemplo, o cliente poderia procurar os cupons pelos corredores com o celular, no aplicativo do supermercado, e coletar descontos em produtos como chocolates e ovos de Páscoa. Isso não apenas promove um momento divertido de interação, mas também pode gerar mídia espontânea. O cliente pode postar em suas redes sociais e contar aos amigos, fazendo com que mais pessoas se engajem em sua ação de Páscoa.
A vantagem da realidade aumentada é que ela não se limita ao seu estabelecimento. Sua ação também pode ir até a casa de seus clientes. Utilizando mascotes, minidesafios interativos, tudo o que for atrativo para estimulá-lo a aderir à ação.
Faça você sua ação com Realidade Aumentada
A Posigraf, em parceria com o xAR, oferece uma solução para aumentar as vendas na Páscoa e conquistar a fidelização de clientes.
Nesta Páscoa, você pode criar sua ação de Caça aos Descontos de Páscoa e proporcionar experiências únicas para seus clientes em seu estabelecimento. Utilizar a RA é uma estratégia para conquistar mais consumidores e maximizar oportunidades de vendas.
Fale conosco para saber mais!
Entre em contato pelo telefone 41.3212-5212 ou pelo e-mail