
Atualmente, em nossos computadores, existem softwares para todos os tipos de demandas, como edição de fotos, textos, logotipos, catálogos, criação de peças publicitárias, vídeos, revistas, entre outros, e para salvar os arquivos é necessário entender o principais formatos utilizados nesses programas.
Ao salvar uma imagem com o formato errado, é provável que ela perca a qualidade, fique pixelada ou até acabe transformando um fundo transparente em preto. Para o impresso, a resolução da imagem é muito importante, pois garante que a foto fique leal ao produto original.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com os principais formatos de arquivos utilizados no dia a dia. Vamos explicar para que servem e quais as diferenças entre eles.
O que é formato?
É a forma como o arquivo é armazenado dentro do disco. Ou seja, é ditado pelo formato no qual você escolhe salvar o seu arquivo, como suas informações serão armazenadas e visualizadas. O programa usado para abrir, posteriormente, também dependerá disso.
É possível identificar o tipo de formato escolhido no final do nome do arquivo, ante-cedido por um ponto final. O nome de uma foto cujo formato seja png, por exemplo, aparecerá desta forma: “nome-da-foto.png”
Principais tipos de formatos de arquivos:
PNG
Esse é um formato de imagem muito usado. Seu ponto forte é que esse tipo de arquivo suporta transparência, permitindo a sobreposição sobre fundos coloridos ou imagens. Ele também suporta milhões de cores, diferente do JPG.
O PNG é usado no processo de edição de materiais impressos, como revistas, catálogos, tabloides, entre outros.
Melhores usos: Imagens como logotipos que envolvam transparência; Imagens complexas, como fotografias em revistas.
INDD
Formato utilizado no software InDesign, é o principal programa para produção de materiais gráficos, pois é voltado para edição de texto e editoração eletrônica. Faz parte do pacote Adobe.
Melhores usos: Criação e formatação de livros, revistas, brochuras, jornais, flyers e outros.
JPG
Atualmente, o JPG é o principal formato usado em imagens digitais. Além do computador, esse tipo de arquivo é utilizado nas câmeras digitais e em telefones com recurso de câmera. Ao tirar uma foto, o JPG geralmente é o formato usado para gravar o arquivo.
O JPG, por ser usado em imagens, é utilizado nas edições de materiais impressos, como revistas, folders, livros e catálogos, pois mantém a imagem real.
Melhores usos: Somente imagens fixas, como em catálogos de produtos; Cores complexas; Sombreamento claro e escuro;
AI
Principal formato do Illustrator, é um editor de imagens vetoriais desenvolvido e comercializado pela Adobe Systems. Tornou-se o software mais usado para criação de logos e identidades visuais.
Ele também é muito utilizado para fazer vários tipos de materiais impressos, pois é prático e fácil manipular ilustrações e corpos de texto ao mesmo tempo.
Melhores usos: Panfletos, tabloides e flyers; Criação de ilustrações, logotipos, tipografias e muito mais.
Esse formato é um padrão da Adobe, empresa que é proprietária dos programas Illustrator, Photoshop, InDesign, Fireworks e outros softwares. O PDF tem como principal característica ser “fechado”, isto é, ele não permite mudanças no conteúdo gravado. Por isso, o formato é bastante utilizado em textos que precisam se manter íntegros, como documentos, comunicados, redações e outros.
Melhores usos: Arquivos finalizados, como artes/produções; Livros finalizados, que não devem mais ser alterados.
PSD
Usado pelo Photoshop, esse programa faz um pouco de tudo, mas seu foco principal é edição e montagem de fotos.
DOC e DOCX
Utilizado como padrão na gravação de arquivos textos, esse formato é propriedade da Microsoft e é usado no Microsoft Word. A partir da versão 2007 do Word, o DOC evoluiu para DOCX.
XLS e XLSX
Usado pelo Excel, este tipo de arquivo serve para criar e editar planilhas. O XLS foi usado até a versão 2003; a partir da versão 2007 evoluiu para XLSX.
PPT e PPS
Esse formato corresponde aos documentos gerados pelo Power Point, programa de apresentação de slides da Microsoft. Para gravar e ler um arquivo PPT é necessário ter o programa instalado em seu computador.
O PPTS, gerado pelo mesmo software, é a versão finalizada da apresentação, diferente do PPT, que é editável, possibilitando alteração do arquivo quando compartilhado.
Outros tipos de arquivos:
CDR: Usado pelo Corel Draw.
TXT: Formato gerado pelo bloco de notas do Windows, pode ser aberto em qual-quer tipo de programa.
CSS: Utilizado para formatação de documentos HTML.
Pages: Utilizado pelo programa de texto da marca Apple.
Entender como os formatos impactam os produtos impressos garante que seus arquivos mantenham qualidade e a função necessária. É fundamental entregar um impresso de qualidade para que o seu cliente receba em mãos um produto com fidelidade de cores.
Para saber mais, acompanhe os próximos posts.
Por: Michele Stella