O Dia do Cliente é uma data muito importante para o mercado. Comemorado anualmente no dia 15 de setembro, além de homenagear os consumidores, esse dia estimula o consumo por meio de promoções e descontos.
Em 2003, João Carlos Rego, especialista em Recursos Humanos e Marketing, criou o Dia do Cliente no estado do Rio Grande do Sul. A data foi oficializada em setembro, por ser um mês em que as vendas são mais baixas, e atualmente é comemorada em 14 estados e 167 municípios brasileiros.
Uma pesquisa feita pela Social Miner, em conjunto com a Opinion Box, apontou que 43% dos consumidores afirmaram desejar comprar no Dia do Cliente e aproveitar os descontos da data em 2020, e 37,3% considerou que ainda poderia ser convencido a comprar nesse período.
Os clientes procuram nas marcas honestidade e clareza na comunicação e no atendimento. No início de 2021, uma pesquisa com consumidores realizada pelo Google Surveys indicou que 21% dos entrevistados consideravam a honestidade das promoções como o direito mais importante do consumidor, e também o mais desrespeitado.
Diante disso, nota-se a importância de desenvolver uma boa relação com o cliente antes, durante e depois da venda. Uma boa maneira de gerar engajamento e fidelizar clientes é por meio de experiências de marca e cupons promocionais.
A Posigraf tem parcerias com empresas que oferecem tecnologias capazes de aumentar o fluxo de consumidores no ponto de vendas e que são uma ótima opção para o Dia do Cliente.
A plataforma de realidade aumentada xAR engloba 2 tipos de aplicações: experiências de marca e virtual try-on.
A experiência de marca é realizada por meio de interatividade em impressos, embalagens, branded minigames, ações promocionais, caça aos descontos e também com projeções 3D.
Com isso, é possível oferecer ao consumidor uma experiência virtual mais interativa e com mais informações sobre o produto.
O virtual try-on, por sua vez, permite que os clientes experimentem e provem produtos como roupas e óculos de modo virtual, sem a necessidade de ir até uma loja física.
A empresa Ouvi promove o encontro do varejista com seu público por meio dos celulares – seja para se comunicar, ensinar, brincar, se relacionar ou simplesmente vender.
Com os avanços tecnológicos, a facilidade em receber e armazenar cupons promocionais tornou as campanhas de descontos um forte atrativo para os consumidores.
Para isso, a Ouvi utiliza os cupons rastreáveis, possibilitando que as mídias do seu negócio se tornem mais interativas e impactem o cliente interessado no benefício de forma passiva.
Além desses pontos, o varejista pode acompanhar todos os resultados de sua campanha em tempo real. No relatório, é possível obter dados de engajamento por canal de mídia, taxa de conversão, ticket médio, lojas com cupons validados e vários outros dados que tornam a comunicação e a análise do público mais eficientes e precisas.
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