Publicado 08/02/2021 Atualizado em 18/03/2021 às 11:01

Dia Internacional da Mulher

Ações para o Dia da Mulher com Marketing de Gentileza

Conquiste a Mulher de 2021 utilizando o Marketing de Gentileza em ações no Dia Internacional da Mulher 2021

O Dia Internacional da Mulher é o dia da gentileza e da boa educação. Lojistas de todo o Brasil oferecem rosas, elogios, cartões e bombons às mulheres que passam por suas lojas. Esse cortejo das clientes ou parceiras resulta em uma arrecadação de milhões de reais para o varejo, tornando o dia 8 de março cada vez mais importante para o setor.


Por que celebramos o Dia Internacional da Mulher?

No Brasil, o Dia Internacional da Mulher é comumente relacionado a um incêndio em uma fábrica de tecidos no estado de Nova Iorque no dia 25 de março de 1911. Cerca de 125 trabalhadoras acabaram morrendo, o que evidenciou as más condições de trabalho enfrentadas pelas mulheres com a Revolução Industrial.

No ano de 1975, por meio de um decreto, e tendo como base várias manifestações de trabalhadoras ao redor do mundo em diferentes épocas, o dia 8 de março oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dia pela luta pela igualdade de gênero. 


As mulheres de 2020

As mulheres brasileiras estão cada dia mais seguras, corajosas e determinadas a defender suas causas. Para ter mais sucesso nesse Dia Internacional da Mulher, preste atenção nestes três pontos que influenciam muito a mulher brasileira:

  • a influência e protagonismo dos millennials;
  • a preocupação ambiental no consumo;
  • a importância do Marketing de Gentileza.

a geração millenials mudou muito o comportamento de compra

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Segundo a pesquisa Millennials – Unravelling the Habits of Generation Y in Brazil, do Itaú BBA, os millennials já compõem a maior parte da população brasileira: são 34% da população total, e representam 50% da força de trabalho.

Estar atento às tendências dessa geração e saber o que eles pensam pode ajudar empresas cujo público é muito amplo e pouco mensurável.

De acordo com uma pesquisa da Kantar, realizada no final de 2019, 52% dos millennials brasileiros preferem gastar com experiências do que em bens materiais. Há, nessa geração e na geração que a sucede, a geração Z, a necessidade de viver intensamente a todo momento, por isso eles exigem, inclusive quando estão comprando, ser positivamente surpreendidos.


Mas como eu posso criar uma experiência?

Esse traço da mulher millennial influencia as outras gerações. Ser surpreendida durante uma compra, com algo inovador e interessante, já torna a interação com seu negócio uma experiência diferenciada e a fará lembrar-se da marca.

Para criar esses momentos, você não precisa criar uma rosa gigante, ou fazer uma grande apresentação com um cantor pop. Ser criativo e empático com sua cliente é importante no que diz respeito à experiência dela com a marca.


o brasileiro está mais preocupado com a sustentabilidade

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Entre as principais categorias de produtos consumidos por brasileiras estão Moda e Acessórios, Entretenimento e Artigos para a Casa. Mas o que mudou nos últimos anos, principalmente em relação à Moda, é a conscientização à respeito da Natureza.

Para compreender isso precisamos retomar o mindset dos millenials. Outro ponto que a pesquisa Millennials – Unravelling the Habits of Generation Y in Brazil destacou foi a preocupação dessa geração com o meio ambiente.

Hoje em dia, quando uma jovem vai comprar uma roupa, por exemplo, ela leva em conta preço, qualidade e como a marca lida com as questões ambientais. Isso molda seu consumo e se espalha para as gerações seguintes, mudando o modo como o brasileiro consome.  Segundo estudos de 2019 da Nielsen, o brasileiro está mais preocupado com a sustentabilidade – 42% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente.


Ações para o Dia da Mulher com Marketing de Gentileza

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Uma premissa do Marketing 4.0 é a aproximação entre cliente e marca, deixando a relação    o mais horizontal possível. Isso gerou o Marketing de Gentileza, estratégia que agrega fundamentos da gentileza às práticas tradicionais de marketing, sobretudo nas relações virtuais, a fim de conquistar a confiança das pessoas. Ele segue 5 premissas básicas:

  • atenção
  • empatia
  • humanização
  • gentileza
  • confiança

Como destacado anteriormente, o principal objetivo do Marketing de Gentileza é derrubar as barreiras entre cliente e empresa e criar um relacionamento próximo – para isso as empresas podem utilizar diversas ações, como: troca de brindes, descontos, demonstrações de interesse no cliente, cartas, etc.

O distanciamento que veio com a pandemia de 2020 fez com que os clientes buscassem serviços mais cuidadosos, personalizados e gentis. A rede Sterna Café é exemplo disso. Apesar de um março difícil, a empresa tinha boas expectativas para o ano e teve uma reação rápida ao caos instaurado pela pandemia. Além da adoção de estratégias digitais e readequação do cardápio, a Sterna Café implantou o Marketing de Gentileza.

Após a reabertura das lojas, a rede fez uma parceria com a Ouvi, e passou a utilizar cupons de descontos para “mimar” seus clientes. A taxa de conversão, que o fundador Deiverson Migliatti esperava ser em torno de 20%, superou as expectativas e chegou a 52%. Além disso, clientes que costumavam frequentar o café apenas uma vez por semana para uma refeição passaram a fazer duas refeições e a tomar um café também. A marca também aumentou seu awareness em 2020 e terminou o ano com dez novas lojas 

Fonte: Mercado&Consumo 


Como criar Ações para o Dia Internacional da Mulher com Marketing de Gentileza

Conquiste a Mulher de 2021 com o Marketing de Gentileza

Surpreenda e seja criativo

Vá além da decoração típica em rosa e da distribuição de flores. Lembre-se de que as clientes procuram por experiências nas lojas. Então inovar na decoração, com criatividade, trará pontos positivos.


Crie relacionamento e utilize “mimos”

O principal ponto para ter destaque no dia 8 de março é o relacionamento! Clientes buscam um contato mais humanizado e direto com as marcas, e o Marketing de Gentileza pode ser uma boa estratégia para se aproximar delas. Pensando nisso, a Posigraf, em parceria  com a Ouvi, pode te ajudar a conquistar mais clientes, como a Sterna Café.

Os cupons da Ouvi são divulgados nos sites e nas redes sociais das empresas e também em pontos físicos, através de QR Codes impressos em espelhos de banheiro, escadas rolantes e portas de elevadores de shopping centers, por exemplo. O cliente acessa a carteira de cupons online da marca e pega gratuitamente seu desconto, sem precisar baixar um app.

Case de Sucesso Sterna Café

A Sterna Café utilizava cupons de desconto para atrair clientes – para o Dia da Mulher uma homenagem ou um brinde pode ser uma estratégia de sucesso. Tome como exemplo a jornada de uma cliente que coleta um kit de skin care distribuído por uma farmácia em um shopping no Dia da Mulher:

  1. A cliente é impactada por meio de uma mídia atrativa no espelho do banheiro escaneia o QR Code da Farmácia.
  2. Ela acessa a carteira de cupons da marca e pega seu cupom, que vale um brinde na loja.
  3. A mulher vai até a Farmácia, mostra o cupom, retira seu brinde e tem uma ótima experiência com a marca.

A Ouvi facilita o canal de comunicação com o cliente e ajuda a criar relacionamentos por meio de cupons, mas suas vantagens não se restringem ao consumidor. Além de ter sua carteira de cupons própria, para que o consumidor tenha a percepção real de estar interagindo com a marca, todos os dados coletados são de propriedade do varejista.

É possível usar a carteira de cupons para rastrear o retorno gerado por cada canal de mídia, a conversão em vendas nas lojas físicas e realizar testes A/B de promoções com todos os resultados gerados em tempo real. Assim você pode analisar suas ações muito mais facilmente.

Todo ano varejistas enfrentam mais desafios para despertar a atenção dos clientes e se destacar. Ao mesmo tempo, muitas novidades surgem para ajudá-los a alcançar seus objetivos. Unir a atenção ao cliente, como as tendências dos millennials e seus novos comportamentos, ao uso do Marketing de Gentileza pode ser uma boa estratégia para ter destaque e sucesso neste Dia Internacional da Mulher.

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