Publicado 30/01/2023 Atualizado em 29/02/2024 às 14:17

Sistemas de cores CMYK e RGB:

Saber a diferença entre os sistemas de cores CMYK e RGB é importante, por isso hoje vamos explicar a diferença entre esses dois sistemas e onde usar cada um deles.

O sistema CMYK é composto das cores ciano, magenta, amarelo (yellow) e preto (black – na sigla, usa-se a letra K para que não haja confusão com a cor azul, blue em inglês). Trata-se de um padrão de cores primárias e de pigmentos sólidos(pontos) que, quando sobrepostos, formam uma grande escala de cores. Quanto mais pigmento sobreposto, mais escura a cor final, porque a pigmentação bloqueia a luz, impedindo sua reflexão – até chegar à ausência total, formando assim a cor preta. Ele é a melhor alternativa quando se trata de um projeto impresso, e é o sistema de cores mais importante na indústria gráfica, utilizado na impressão de revistas, livros, tabloides, catálogos, agendas, entre outros materiais.

O sistema de cores RGB, por sua vez, é composto das cores vermelho(red), verde(green) e azul(blue). Ele é utilizado para visualização em dispositivos eletrônicos emissores de luz, como monitor e outros tipos de telas. Nesse sistema, a sobreposição das três cores resulta na cor branca, ou seja, na luz. O sistema de cores RGB é um sistema aditivo, pois a mistura de cores resulta sempre em uma cor mais luminosa, até chegar ao branco, mistura das três cores na intensidade máxima.

Uma curiosidade sobre o sistema RGB é que as telas compõem imagens por meio de centenas de pixels em um monitor preto, e cada um desses pixels é composto de três subpixels, que acendem em diferentes intensidades usando as luzes vermelho, verde e azul como base para formar outras cores.

Por Mirian Cerávolo 

Veja também:

Posigraf zera envio de resíduos… ↗

É com imensa satisfação que comunicamos mais uma vitória na promoção da sustentabilidade na cadeia de resíduos, somos uma empresa…

Laboratório de qualidade … ↗

Aqui na Posigraf a qualidade dos produtos e serviços é assegurada desde o recebimento de insumos até a entrega do produto pronto… 

Selo FSC®: como agregar …↗

Em 2007, a Posigraf conquistou a certificação FSC®, mas o que isso significa na prática? Primeiro, vamos falar sobre a…