Publicado 10/05/2024

Compliance e Governança Corporativa

O Compliance e a Governança Corporativa são o direcional de uma organização para uma cultura ética, transparente e responsável, aspectos essenciais para a construção de um futuro próspero e duradouro dentro das companhias (e também fora delas). Mas, afinal, você sabe o que de fato representam esses procedimentos?

No cenário globalizado atual, existem leis, normas e regulamentações que existem para assegurar o bom funcionamento dos sistemas. Porém, elas podem variar drasticamente de acordo com o setor de atuação, o país e até mesmo a região. 

O Compliance, portanto, é uma ferramenta para esclarecer as regulamentações, mapeando os riscos e garantindo que a empresa se mantenha em conformidade com todas as obrigações legais.

A Letra G na Sigla ESG: Governança Corporativa para um futuro sustentável

Dentro da sigla ESG, a letra G se refere à Governança Corporativa. Essa dimensão avalia a forma como a empresa é administrada, buscando identificar se as práticas de governança são adequadas, transparentes e eficazes.

A Governança Corporativa vai além do cumprimento das leis. Se propõe a construir uma cultura de ética e valores que permeia toda a organização, desde a alta administração até os colaboradores de linha de frente. 

Essa cultura se traduz em práticas transparentes, responsáveis e comprometidas com o bem-estar da sociedade, estabelecendo um ambiente de confiança e respeito mútuo entre todos os stakeholders.

Benefícios do Compliance e da Governança Corporativa

Ao investir em programas robustos de Compliance e Governança Corporativa, as empresas só têm a ganhar: desde uma maior atratividade para investimentos – afinal, o mercado olha com bons olhos as companhias com boa reputação e confiabilidade – a um aumento de produtividade das suas pessoas colaboradoras.

A conformidade com leis e regulamentações previne multas, sanções e processos judiciais, diminuindo os riscos para a empresa e protegendo seu patrimônio. Além disso, uma empresa com boa reputação é vista como confiável e confiável por clientes, parceiros e investidores, ocasionando em claras vantagens competitivas perante outros players.

Notoriamente, um ambiente de trabalho ético e transparente contribui para a motivação e o engajamento dos colaboradores, o que se traduz em maior produtividade e melhores resultados.

E, como dito acima, empresas com boa governança corporativa são mais atraentes para investidores: ao oferecer maior segurança e previsibilidade, têm acesso facilitado a capital e, consequentemente, mais oportunidades para investir em crescimento.

Posigraf possui programa de integridade e política anticorrupção

A Posigraf, tem diversas práticas de Compliance e Governança Corporativa. A empresa possui um Programa de Integridade robusto, com um Código de Conduta que estabelece os princípios éticos que devem nortear a conduta de todos os colaboradores da empresa, estabelecendo um padrão de comportamento íntegro e responsável.

Com uma Política Anticorrupção, a Posigraf definiu medidas rigorosas para prevenir e combater a corrupção em todas as suas formas, garantindo a transparência e a lisura em todas as operações da empresa.

O canal de denúncias da Posigraf está à disposição dos seus colaboradores para que possam denunciar irregularidades de forma anônima, promovendo a transparência e a accountability ( prestação de contas e responsabilidade) em toda a organização.

A empresa também realiza auditorias regulares para verificar a efetividade de seu programa de Compliance, garantindo que as medidas sejam implementadas de forma eficaz e contínua. Da mesma forma, estimula treinamentos regulares sobre ética, que disseminam a cultura de responsabilidade e fortalecem a conduta íntegra em todos os níveis da organização.