Publicado 15/03/2021

Dia do Consumidor: Automatize seu PDV e fidelize!


Dia do Consumidor: Automatize seu PDV e fidelize!

Dia do Consumidor, em 15 de março surgiu com o intuito de lembrar e proteger os direitos dos consumidores. Ela se tornou uma das datas mais importantes para o varejo, principalmente pelas ações promocionais e comunicação especial no PDV. Por isso hoje traremos algumas dicas para que você possa ter os melhores resultados e fidelizar seus clientes no PDV.

O Dia do Consumidor sempre teve forte desempenho nas lojas físicas – em 2019 39% dos consumidores compraram apenas no offline. Para 75% dos consumidores que compraram no ano de 2018, a internet foi importante para a decisão de visitar a loja. Já 50% dizem ter pesquisado no Google antes da compra.

Ou seja, 2018 observamos o início de uma tendência que se estabeleceu em 2020 e 2021, a importância de ser um vendedor Omnichanel.


Dia do Consumidor: prepare-se para a grande data de varejo do início do ano Ominichanel. Dia do Consumidor: Automatize seu PDV e fidelize!

O Dia do Consumidor e a Páscoa para fidelizar seus clientes no PDV

No Dia do Consumidor, os itens que as pessoas mais compram são os Alimentos e Bebidas. Além disso, os locais onde esses itens foram mais comprados em 2018, segundo a pesquisa da Google, foram em Hipermercados.

Um motivo desse destaque, é a Páscoa, feriado muito próximo do Dia do Consumidor. E nos últimos anos, a proximidade entre as duas datas levou a um grande aumento de buscas por chocolates e por outros produtos relacionados ao feriado.


Relacionamento do consumidor 4.0 com o ponto de venda

Em 2020 a Google, realizou uma pesquisa com consumidores. Essa pesquisa revelou sua opinião sobre diversos aspectos do varejo, dentre eles: Qual a função da loja física neste momento (junho/2020)?


Aprendizados de 2020 que podem guiar o varejo em 2021. Varejo online 2021

Para a maioria dos clientes a loja física é um local de retirada rápida dos seus produtos onde eles buscam objetividade, bom atendimento e solucionar seus problemas rapidamente.

Novamente podemos destacar esse momento histórico como um catalizador para o estabelecimento de tendências. O ano de 2020 trouxe tendências de comportamento que já estavam por vir. 

Observamos uma mudança na relação entre consumidor e a loja física. Por isso surge a necessidade de experiências nesse ambiente que aproximem a relação entre o vendedor e o consumidor. Prover momentos especiais ligados às datas comemorativas para seus clientes é algo proveitoso. Mas o ponto de venda também deve ser mais flexível no dia a dia e ter disponibilidade de serviços como grab and go, autoatendimento ou mesmo atendimento sem contato humano. Portanto, varejo deve focar em prover a melhor experiência para seu cliente em sua loja.


Como utilizar as promoções e descontos ao seu favor

Consumidores buscam nas marcas clareza e honestidade na comunicação e no atendimento, e desejam receber os descontos e promoções que lhes foram prometidos.

Segundo um Google Survey realizado em 2020 sobre o Dia do Consumidor, 21% dos respondentes afirmou considerar a honestidade das ofertas ser o direito mais importante e também o mais desrespeitado.

Portanto, ter uma comunicação clara com seus clientes no seu PDV é um ponto crucial para manter um relacionamento e conquistar sua fidelidade. Fazer isso através de promoções e descontos transmite mais confiança e credibilidade.

Clientes amam descontos, claro! Mas, o desconto deve ser real e o que está na gôndola deve corresponder ao preço processado no caixa.


Boa experiência com boas promoções e ótima sinalização

Partindo da lógica que o cliente quer ser rápido, objetivo e confiante na sua compra, a sinalização é fundamental para que ele tenha uma boa experiência no ponto de venda. Portanto, sinalizar corretamente os preços e nomes dos seus produtos faz com que o consumidor pegue diretamente o que ele deseja e siga com suas atividades.

Crie uma comunicação clara e com a identidade da marca. Pontos chaves para trazer a fidelização de seus clientes pois, além de ajudá-lo na compra rápida e objetiva que ele busca, você também fixa sua identidade visual na memória. Portanto fica mais fácil de recordar sua marca como uma marca honesta, com credibilidade, que cumpre com suas promoções e descontos, com o apoio do visual. Sem falar no aumento das vendas por uma comunicação correta, sem ruído e problemas de preços divergentes.


Fidelize seus clientes com experiência em loja.

Comunicação clara, objetiva e personalizada de acordo com sua marca é o elemento fundamental para fidelizar seus clientes com a melhor experiência em loja.


A parceira entre Posigraf e Pricefy, é a solução para fazer isso acontecer!

A Pricefy reúne em sua equipe os maiores especialistas do país em execução de pricing e comunicação de ofertas no ponto de venda, como principal objetivo de garantir o preço certo nas gôndolas de seus clientes e que o consumidor seja impactado com as promoções corretas.

Ela é uma plataforma digital para gestão de comunicação de preços e ofertas no PDV, que automatiza a produção de cartazes e aumenta a produtividade na divulgação das campanhas nas suas lojas. Além de tornar o processo 100% automatizado, com um clique, é possível acompanhar tudo o que está acontecendo em cada loja on-line.

Automatização no PDV ponto de venda Dia do Consumidor: Automatize seu PDV e fidelize com a Pricefy!

Com a inteligência da Pricefy, você evita que seus clientes enfrentem os principais problemas encontrados no PDV, como divergência de preços, promoções e descontos confusos e a comunicação amadora e genérica.

Apresentação das suas ofertas será clara e padronizada. Dessa forma, sua marca transmite credibilidade, honestidade e comunicação objetiva que os clientes buscam, e fidelizar essas pessoas torna-se resultado destas ações.


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