Publicado 01/06/2020

VOCÊ NA CASA DO SEU CLIENTE!

Mala Direta é uma ação de marketing que consiste no envio pelos correios de uma propaganda impressa para clientes e prospects. Tem como objetivo comunicar o seu público-alvo sobre algum lançamento, novidade ou promoção.

É preciso inovar para se destacar dos concorrentes e a mala direta, apesar de nunca ter deixado de existir, perdeu um pouco a força, na medida em que as estratégias on-line se fortaleceram. No momento atual, contudo, essa tática pode ser exatamente o que você precisa para impactar seus clientes.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber para incluir a mala direta na sua estratégia de marketing com eficácia!

O que é e como usar?

Sabe aquele catálogo ou panfleto que vem pelo correio, ou junto com algum produto que você comprou on-line, com informações sobre alguma empresa ou promoções?

Se você já recebeu algo assim, então, você recebeu uma mala direta.

Um bom programa de mala direta pode se tornar uma enorme vantagem para uma empresa em expansão. Essa ação permite que as mensagens publicitárias sejam enviadas aos consumidores potenciais com uma base de custo muito vantajosa.

Descubra as vantagens de usar a mala direta

Há muitas vantagens em usar a mala direta como parte do seu plano para atrair mais clientes e apresenta potencial pouco explorado. Aproveite que seu cliente está em casa e não perca mais vendas. Confira:

  • Diferencie-se dos demais: Seja criativo e se aproxime dos seus clientes de forma inovadora.
  • Dê um toque pessoal ao seu marketing: Atualmente, as interações das marcas são quase 100% digitais, e isso não é ruim. Mas enviar um pacote físico para o seu cliente pode fortalecer a relação com seus consumidores.
  • Esteja mais próximo de seu cliente: No momento atual, essa tática pode ser exatamente o que você precisa para se conectar com seus clientes. A ação garante exclusividade na mídia, diferente do meio digital.
  • Integre a mala direta com a estratégia digital: Você pode integrar esse meio off-line para alcançar seus clientes na sua estratégia on-line atual. Use QRcodes, hashtags, links diretos para que a pessoa acesse mais informações.
  • Receba atenção total, seja visto: Assim que o cliente recebe a mala direta, ele tira pelo menos um minuto para entender do que se trata, sem distrações.
  • Tenha um alto retorno sobre investimento: Tenha uma oferta exclusiva para essa mídia. A mala direta possui um alto ROI de marketing.

Saiba quais tipos de mala direta você pode explorar

Existem vários meios possíveis para explorar. Então, conheça quais são e quando faz sentido usá-los em sua estratégia de marketing:

  • panfletos: para gerar reconhecimento sobre um novo produto, serviço ou evento que a sua empresa está divulgando.
  • cupons: ofereça desconto em produtos ou serviços; impacte novos clientes e crie um mailing de leads.
  • cartões: envie um cartão postal de descontos ou outro tipo para gerar valor e engajar o consumidor com a sua empresa.
  • catálogos: envie seus catálogos de produtos completos; impacte seus clientes e leve-os até a loja física.
  • cartas: utilize-as para comunicar algo, seja para transmitir uma mensagem ou parabenizar/agradecer um cliente.
  • brochuras: por ser mais espaçosa, a brochura permite comunicar de forma mais detalhada e completa.
  • pacotes: o objetivo do pacote é ser criativo e causar impacto.

Como conseguir bons resultados utilizando a mala direta?

É muito importante cuidar com a qualidade dos seus envios, isso é o que pode determinar a diferença entre uma ação genial ou se tornar um SPAM. Confira algumas dicas para alcançar os resultados esperados:

Siga uma linha de pensamento para a sua campanha:
Tenha bem definido o que pretende alcançar com a sua campanha. Então, desde o planejamento, trace seus objetivos e determine quais são, por exemplo: como deve impactar o público; qual retorno você espera de quem vai receber; como medir os resultados etc.

Segmente seu mailing:
Uma boa sugestão é começar enviando para quem já é seu cliente; após alcançar bons resultados com os fiéis consumidores, expanda para outros públicos. Se a sua escolha de destinatários não for boa, você pode ter prejuízo e ainda corre o risco de irritar o público.

Capriche no material:
Se o seu cliente receber um material de baixa qualidade, ele vai pensar que a sua marca não oferece boas soluções.
Independente do tipo de mala direta que você quer seguir, é de extrema importância escolher bem o papel e materiais de qualidade.

A mala direta é utilizada por diversas empresas no mercado para atingir o seu público-alvo e essa tática nunca deixará de ser eficiente, mas é importante que seja utilizada da forma correta.

Enquanto outras empresas focam em clássicas ações on-line, essa é uma oportunidade de destacar seu negócio.

Ficou interessado? Para saber mais, entre em contato pelo telefone 41.3212-5212 ou e-mail marketing.posigraf@positivo.com.br.