Publicado 02/03/2020 Atualizado em 31/03/2020 às 10:03

Psicologia das Cores: o que é e como utilizar no marketing da sua empresa

O que é Psicologia das Cores?

É um estudo que busca entender o comportamento humano em relação as cores. Cada cor é responsável por gerar uma sensação diferente nas pessoas, sendo capaz de influenciar em sentimentos, emoções e desejos.

Como aplicar no marketing?

Um estudo realizado pela Universidade de Winneepeg, identificou que cerca de 80% dos consumidores acreditam que a cor é mais importante que outros fatores na hora de escolher um produto. Foi comprovado que apenas 1% dos consumidores decidem pelo som ou cheiro, 6% olham a textura e 93% observam o aspecto visual. 

As empresas estão investindo cada vez mais em identidade visual e gráfica para divulgação dos produtos, a cor pode ser responsável por 60% da aceitação ou rejeição de um serviço/produto. Para conquistar os objetivos de marketing, as marcas precisam ter consciência da utilização positiva que as cores têm.

As cores são fundamentais para o design, pois causam um impacto significativo na mente e podem mudar a maneira como sentimos algo sobre experiências e produtos. Elas também influenciam a forma como os clientes veem a personalidade da empresa. Grande parte dos consumidores decidem a partir da aparência visual, por isso, a escolha da cor da sua marca ou produto é essencial para resultados satisfatórios. Elas também desempenham um papel fundamental em logos.

O que dizem as cores e como as marcas utilizam para beneficia-las?

Azul: confiança, credibilidade, tecnologia, segurança e verdade.

Vermelho: energia, intensidade, paixão, emoção, coragem, amor, violência e conquista.

Amarelo: inspiração, conforto, felicidade, ciúmes, esperança, calor, sol e expectativa.

Verde: ambiente, natureza, harmonia, paz, frescor, fertilidade, tranquilidade, dinheiro, serenidade e segurança.

Laranja: energia, desejo, estimulante, diversão, competição, tentação e vibração.

Roxo: sucesso, sabedoria, riqueza, criatividade e intuição.

Rosa: delicadeza, charme, suavidade, inocência e cortesia.

Preto: mistério, rebeldia, elegância, magia e sofisticação.

Para saber mais curiosidades, acompanhe as próximas postagens.  

Por Michele Stella