Publicado 04/05/2020

Formatos de arquivos

Atualmente, em nossos computadores, existem softwares para todos os tipos de demandas, como edição de fotos, textos, logotipos, catálogos, criação de peças publicitárias, vídeos, revistas, entre outros, e para salvar os arquivos é necessário entender o principais formatos utilizados nesses programas.

Ao salvar uma imagem com o formato errado, é provável que ela perca a qualidade, fique pixelada ou até acabe transformando um fundo transparente em preto. Para o impresso, a resolução da imagem é muito importante, pois garante que a foto fique leal ao produto original.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com os principais formatos de arquivos utilizados no dia a dia. Vamos explicar para que servem e quais as diferenças entre eles.

O que é formato?

É a forma como o arquivo é armazenado dentro do disco. Ou seja, é ditado pelo formato no qual você escolhe salvar o seu arquivo, como suas informações serão armazenadas e visualizadas. O programa usado para abrir, posteriormente, também dependerá disso.

É possível identificar o tipo de formato escolhido no final do nome do arquivo, ante-cedido por um ponto final. O nome de uma foto cujo formato seja png, por exemplo, aparecerá desta forma: “nome-da-foto.png”

Principais tipos de formatos de arquivos:

PNG

Esse é um formato de imagem muito usado. Seu ponto forte é que esse tipo de arquivo suporta transparência, permitindo a sobreposição sobre fundos coloridos ou imagens. Ele também suporta milhões de cores, diferente do JPG.

O PNG é usado no processo de edição de materiais impressos, como revistas, catálogos, tabloides, entre outros.

Melhores usos: Imagens como logotipos que envolvam transparência; Imagens complexas, como fotografias em revistas.

INDD

Formato utilizado no software InDesign, é o principal programa para produção de materiais gráficos, pois é voltado para edição de texto e editoração eletrônica. Faz parte do pacote Adobe.

Melhores usos: Criação e formatação de livros, revistas, brochuras, jornais, flyers e outros.

JPG

Atualmente, o JPG é o principal formato usado em imagens digitais. Além do computador, esse tipo de arquivo é utilizado nas câmeras digitais e em telefones com recurso de câmera. Ao tirar uma foto, o JPG geralmente é o formato usado para gravar o arquivo.

O JPG, por ser usado em imagens, é utilizado nas edições de materiais impressos, como revistas, folders, livros e catálogos, pois mantém a imagem real.

Melhores usos: Somente imagens fixas, como em catálogos de produtos; Cores complexas; Sombreamento claro e escuro;

AI

Principal formato do Illustrator, é um editor de imagens vetoriais desenvolvido e comercializado pela Adobe Systems. Tornou-se o software mais usado para criação de logos e identidades visuais.

Ele também é muito utilizado para fazer vários tipos de materiais impressos, pois é prático e fácil manipular ilustrações e corpos de texto ao mesmo tempo.

Melhores usos: Panfletos, tabloides e flyers; Criação de ilustrações, logotipos, tipografias e muito mais.

PDF

Esse formato é um padrão da Adobe, empresa que é proprietária dos programas Illustrator, Photoshop, InDesign, Fireworks e outros softwares. O PDF tem como principal característica ser “fechado”, isto é, ele não permite mudanças no conteúdo gravado. Por isso, o formato é bastante utilizado em textos que precisam se manter íntegros, como documentos, comunicados, redações e outros.

Melhores usos: Arquivos finalizados, como artes/produções; Livros finalizados, que não devem mais ser alterados.

PSD

Usado pelo Photoshop, esse programa faz um pouco de tudo, mas seu foco principal é edição e montagem de fotos.

DOC e DOCX

Utilizado como padrão na gravação de arquivos textos, esse formato é propriedade da Microsoft e é usado no Microsoft Word. A partir da versão 2007 do Word, o DOC evoluiu para DOCX.

XLS e XLSX

Usado pelo Excel, este tipo de arquivo serve para criar e editar planilhas. O XLS foi usado até a versão 2003; a partir da versão 2007 evoluiu para XLSX.

PPT e PPS

Esse formato corresponde aos documentos gerados pelo Power Point, programa de apresentação de slides da Microsoft. Para gravar e ler um arquivo PPT é necessário ter o programa instalado em seu computador.

O PPTS, gerado pelo mesmo software, é a versão finalizada da apresentação, diferente do PPT, que é editável, possibilitando alteração do arquivo quando compartilhado.

Outros tipos de arquivos:

CDR: Usado pelo Corel Draw.

TXT: Formato gerado pelo bloco de notas do Windows, pode ser aberto em qual-quer tipo de programa.

CSS: Utilizado para formatação de documentos HTML.

Pages: Utilizado pelo programa de texto da marca Apple.

Entender como os formatos impactam os produtos impressos garante que seus arquivos mantenham qualidade e a função necessária. É fundamental entregar um impresso de qualidade para que o seu cliente receba em mãos um produto com fidelidade de cores.

Para saber mais, acompanhe os próximos posts.

Por: Michele Stella