Publicado 29/04/2020

Como se aproximar do seu cliente em tempos de pandemia

Em uma situação delicada como a que estamos vivendo não é fácil gerenciar uma empresa, mas é importante manter a tranquilidade e adaptar as estratégias de acordo com a realidade.

Este é um momento de dúvidas e incertezas, em que todos nós estamos nos perguntando: quando retornaremos à normalidade? Como será daqui para frente? As pessoas que não trabalham em áreas de extrema necessidade estão em casa, muitas na modalidade Home Office e poucos saem para rua. Isso é uma preocupação enorme para o mercado, em geral, pois o ponto forte do relacionamento entre empresa e clientes é, muitas vezes, o contato presencial.

Existe uma mudança de comportamento da sociedade de forma geral e a adaptação se tornou extremamente necessária. É preciso se reinventar para gerar negócios e continuar vendendo e, para isso, é fundamental manter a comunicação com seu cliente bem ativa e repensar estratégias de marketing.

Para ajudar neste novo desafio, criamos um passo a passo para você se aproximar do seu cliente, transmitir segurança e manter suas vendas aquecidas.

Passo 1 – Mantenha presença no marketing digital

Estruture suas vendas on-line

Existem vários canais de vendas que já têm um padrão bem definido, chamados de Marketplace. Se sua empresa ainda não tem um espaço virtual, talvez seja o momento adequado de repensar e se inserir nesse mercado.

Devido à situação atual criou-se uma demanda on-line maior, o que pode ser positivo para várias empresas. Mas lembre-se: é importante estruturar bem as informações e imagens para transmitir segurança e conquistar a confiança do público. Outro ponto importante é controlar e otimizar seu estoque, aumentando a rede de fornecedores e separando uma percentagem das vendas para a manutenção dos produtos. O ideal, nesse caso, é fazer um estudo de potencial de consumo da sua área de atuação para garantir um mix adequado.

Outra alternativa para vendas on-line é entrar com sua marca em aplicativos de delivery, principalmente se for da área da alimentação. Existem diversas empresas já consolidadas e opções para que você expanda suas vendas, mas é muito importante entender o seu público-alvo e criar um espaço atraente dentro desses canais para se diferenciar de seus concorrentes. O PosiSIM pode te ajudar! http://posigraf.com.br/posisim/

Comunique-se com frequência

Estar presente nas mídias digitais é vital neste momento. A melhor maneira de diminuir a ansiedade de seus clientes é a comunicação periódica para mantê-los sempre informados, seja por meio das redes sociais, e-mail marketing ou do próprio site.

Aumente suas interações de conteúdo com dicas e vídeos relacionados aos seus produtos, tire possíveis dúvidas dos clientes sobre o funcionamento de seus serviços na quarentena, revise seus anúncios, veja se as imagens e textos estão condizentes, e o principal: demonstre empatia. É importante também criar canais de atendimento remoto e suporte ao cliente. Chats on-line e WhatsApp poderão ajudar, mas lembre-se: mantenha uma equipe responsável para solucionar os problemas o mais rápido possível.

Inove e humanize

Para se diferenciar nas redes sociais é preciso fazer mais do que conteúdos e publicações comerciais. É importante humanizar a marca e inseri-la no dia a dia das pessoas, nos momentos de descontração e lazer. Para humanizar sua comunicação, a melhor forma é ser transparente, concentrando as informações da sua empresa em um canal específico durante o período da pandemia, informando as novas políticas adotadas, atualizando os passos e passando aos clientes todas as ações e medidas tomadas nesse momento.

Para descontrair sua comunicação e gerar experiência para seu cliente em momentos de lazer, uma boa alternativa é usar recursos de realidade aumentada, que podem ser utilizados em filtros do Instagram, jogos e brincadeiras com as crianças, e interação para família em páginas de conteúdo.

Você sabia que a Posigraf oferece realidade aumentada sem necessidade de desenvolvimento de aplicativos com alta qualidade, e por um baixo custo? Saiba mais pelo telefone (41) 3212-5212 ou pelo e-mail marketing.posigraf@positivo.com.br.

Passo 2 – Faça-se presente na casa do cliente

Aproveite as entregas para se comunicar

É hora de estar presente no dia a dia de seu cliente e uma das maneiras mais eficientes é utilizar o serviço de entrega para comunicar informações e ofertas da sua empresa. Crie e imprima materiais informativos para enviar junto com seus produtos.

Para lojistas e revendedores, os catálogos são uma ótima alternativa para atualizar seus clientes com os produtos e serviços que estão sendo oferecidos durante a pandemia e facilitar, assim, os próximos pedidos. Folders mais robustos podem entregar ao seu cliente segurança em forma de aviso e posicionamento, com informativos dos novos procedimentos da empresa e um panorama do momento. Tabloides, encartes e flyers podem levar promoções e ofertas ao consumidor. Opções não faltam, basta colocar em ação. Nós temos várias soluções que poderão te ajudar muito nesse momento. Veja quais são elas clicando aqui: http://posigraf.com.br/produtos/

Faça parcerias

Uma outra maneira de estar em contato com seu cliente, principalmente no caso de vendas triangulares, é fazendo parcerias com supermercados, farmácias e postos de gasolina, disponibilizando algum benefício efetivo para os clientes que frequentam estes locais, como ofertas exclusivas, cartão fidelidade ou até mesmo uma espécie de clube de vantagens, com descontos em estabelecimentos da região que estejam abertos por necessidade.

Também é possível disponibilizar cupons de desconto ou brindes com uma carteira de cupons personalizada, gerando engajamento com o consumidor e aumentado seu CRM. Saiba mais: (41) 3212-5212 ou marketing.posigraf@positivo.com.br.

Beneficie seus clientes

Ofereça ao seu cliente materiais e conteúdos que agreguem valor ao seu produto, sem pensar na venda, e sim em ajudá-lo a passar pelo momento da quarentena. Esses materiais servirão para seu cliente se informar, criando um envolvimento com a marca.

Algumas sugestões viáveis são: enviar um cartão de dia das mães junto com as compras de artigos femininos; enviar um livro de colorir junto com um pedido destinado a crianças; criar uma mala direta para seu cliente com um modelo de lista de supermercados, já que, neste período, as compras precisam ser rápidas e feitas por apenas uma pessoa, e por aí em diante.

Demonstrar preocupação neste momento é uma forma eficaz de cativar seu cliente. Confira a variedade de impressões que oferecemos. http://posigraf.com.br/produtos/

Passo 3 – Acerte na comunicação do seu Ponto de Venda

Transmita segurança

O novo consumidor busca por marcas que garantam segurança e higiene em suas instalações, por isso, cartazes e avisos com dicas de prevenção são fundamentais para transmitir esse sentimento aos clientes.

Comunicar que a máscara é obrigatória no interior da loja, manter o ambiente arejado e deixar álcool em gel disponível para uso são ações que deixarão o cliente confortável ao entrar na loja. Informativos internos explicando todas as medidas tomadas para manter a higienização do ambiente e os colaboradores devidamente protegidos também agregam valor e transmitem credibilidade para sua marca.

Atraia para a loja

Caso esteja com sua loja ou comércio aberto é hora de revisar sua comunicação para trabalhar com a linguagem de que o momento necessita. Comunicar em vitrines e fachada é fundamental para incentivar o cliente a entrar. Adesivos com promoções nos vidros e tabloides com ofertas na entrada podem ser boas opções para ele faça sua escolha do lado de fora da loja e entre apenas para efetivar a compra.

Outra saída é a distribuição porta a porta, pois há diversos consumidores que não são impactados pelas mídias digitais e adoram receber seu encarte semanal. Com esse tipo de mídia sua marcar impacta o consumidor e ainda tem a oportunidade de anunciar muitos produtos que agregam e vendem.

Explore essa mídia, levando mais que promoções: ofereça conteúdo em um momento em que toda a família está em casa. Por que não dar dicas de reforma, ideias de decoração ou aquela receita deliciosa? Saiba mais sobre os encartes em: http://posigraf.com.br/produto/tabloides-e-encartes/

Influencie a compra

Provavelmente o cliente que entrar no seu estabelecimento será rápido em suas ações e, para isso, é necessário ter uma comunicação com descrições corretas e visíveis. Uma comunicação bem feita no ponto de venda é capaz de aumentar a produtividade da loja e o ticket médio.

Tome os cuidados necessários para que seus preços e promoções estejam bem visíveis e se refiram ao produto correto. Revise as descrições e comunique as ofertas com o mesmo padrão visual, trazendo outras informações úteis além do preço e de preferência, mostrando que elas estão alinhadas com o momento atual.

Diminuir os processos manuais ajuda a minimizar erros e a aumentar as vendas, por isso, o indicado é usar um programa capaz de gerar comunicação inteligente, automatizada e com redução de custo. Saiba mais: (41) 3212-5212 ou marketing.posigraf@positivo.com.br.

Esses três passos, se usados em conjunto, podem aceleram suas vendas e aumentar a presença da sua marca durante a pandemia. Conte com a Posigraf para colocar essas ações em prática!